Eu sempre me pergunto porque raios alguns carros tem a seta traseira vermelha sendo que a maioria tem laranja ou amarelo, que chama muito mais atenção? Na minha opinião, a seta vermelha confunde com o freio, e quando alguém põe a seta eu penso que a pessoa está pisando no freio várias vezes. É só eu que tenho essa impressão? Não é possível.

Vamos refletir sobre as luzes…

A resolução Nº 14/98 do Denatran diz:

8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;

A luz de freio é vermelha porque deve funcionar como alerta indicando que o carro da frente está ou vai parar, cada uma tem uma função clara. Mas a seta vermelha? não faz sentido. A seta é um alerta, mostra a direção que em que a pessoa vai fazer alguma manobra, é questão de segurança, vermelha confunde, não chama atenção, e isso tudo porquê? Pra economizar lanterna? Ou porquê no exterior é usada a vermelha e os carros que vem de lá são assim? Em algumas marcas a luz de freio e a da seta são as mesmas, elas exercem a mesma função.

Pelas minhas pesquisas parece que o Brasil tem um acordo com o México onde os carros produzidos lá podem circular aqui mesmo tento a seta vermelha, sendo que a legislação brasileira exige que seja âmbar, porém, não encontrei nada verídico, apenas artigos e discussões em fóruns. Mas se for verdade, não é muito legal isso né?

Eu não entendo muito de carro, pode ser que exista alguma explicação lógica pra isso, aliás se alguém souber por favor, escreve nos comentários. Essa questão criou uma incógnita na minha cabeça e resolvi explorar e pesquisar. E enquanto isso, continuo confundindo.